sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O tesão de cozinhar com afeto - parte 1



Da série de coisas que aprendi com o mundo, desfrutar dos prazeres da cozinha figura entre os mais importantes. Das primeiras lições aprendidas em casa com minha mãe criativa, inventiva, cuidadosa, caprichosa e dedicada cozinheira. Aquela que tem na alma gravada a missão de servir aos próximos o melhor do alimento. Mais tarde a necessidade nos aperta: faculdade, RU, restaurante a kilo, comer aquilo? Morar em república, pão com ovo. Assim percebi que as minhas noções básicas de culinária, se incrementadas e aplicadas no dia a dia, seriam excelente fonte de dignidade na alimentação. Passei então a me dedicar a essa arte, aprendendo sempre uma receita ou uma maneira diferente de preparar um prato. Alguma coisa gostosa que comi em algum lugar logo deveria estar vindo à luz em minha cozinha. O primeiro resultado desse investimento é a socialização, convidar amig@s pra almoçar ou jantar e aquele bate-papo na cozinha regado a cores, cheiros e sabores que se misturam passava a ser meu ritual social preferido. Confesso que passei a ter muito mais amig@s à medida que investia na cozinha. Daí a descobrir a cozinha como excelente ferramenta de sedução foi evolução natural, uma paquera terá sempre um charme especial quando ganha o tempero de um convite pra jantar e as possibilidades se ampliam bastante.

Nenhum comentário: