quinta-feira, 13 de novembro de 2014

manga no pé

:
manga no pé

Já dizia o Arnaldo Antunes que Os nomes das coisas não são as coisas, e faz tempo que venho pensando a respeito de como aquilo que a sociedade consumimos hoje é pura ilusão. Várias coisas que consumimos hoje, só tem das coisas de verdade o nome. como o leite da caixinha que não é leite, o arroz integral que é "tipo" integral, e o frango não é mais frango.
Depois de uma viagem divertida com muitas  mangas no pé, hoje me inspirou á reflexão uma imagem da embalagem de suco que não é suco. A marca tá ai pra todo mundo ver e é de propriedade daquela marca de refrigerante, que não é o que tenta parecer.
Depois da regra que não permitia mais chamar isso de suco, criaram a categoria de Néctar de fruta. peraí! o que aprendi a respeito de néctar mesmo?


Néctar. Substantivo masculino; é uma substância aquosa secretada pelos vegetais através de glândulas especializadas. Sua constituição química geralmente inclui açúcares em quantidades variáveis de acordo com a espécie.


Dai eles pegam água, bastante açúcar, um pouquinho só de polpa de fruta, ácido cítrico, corantes e conservantes, mais um aroma artificial de manga que é idêntico ao de manga. entende? é quase como se fosse manga mesmo, chamam isso então de néctar, não é suco nem é néctar, você vai acreditar que é um suco de manga daquelas madurinhas e doces igual à bonita manga da foto que ilustra a embalagem...

Êpa! estão mentindo de novo. aquela imagem na embalagem não é e não pode ser uma manga.
Olhe para aquela imagem e veja aquela folhinha agarrada no talo da manga.
Quem conhecer de manga, que tenha por costume chupar manga panhada no pé, logo saberá que aquilo não é uma folha de manga, saberá que nenhuma manga tem folha agarradinha no talo desse jeito.
flor de mangueira

Quem já viu e consequentemente sentiu o delicioso perfume de Mangueira Florida sabe que a mangueira floresce em cachos, cada manga vai crescer na ponta de um comprido talo bem longe das folhas.


O problema é que as pessoas não vão mais à mangueira, vão à gôndola e levam pras suas geladeiras as caixinhas de néctar e vai pensar que está vendo uma manga na embalagem, dai eles vão mudando e atualizando o design da embalagem, se tornando cada vez mais real, um dia poderão ver um desenho de uma goiaba, um pêssego e acreditar que é uma manga, qualquer coisa em fotografia digital serve porque afinal de contas ninguém nunca viu uma manga mesmo.

Nenhum comentário: